Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

SOMOS FILHOS DE MIL HOMENS E DE MIL MULHERES...

Onde estão os Crisóstomos nesse mundo?



“Um homem chegou aos quarenta anos e assumiu a tristeza de não ter um filho. Chamava-se Crisóstomo.”

Começa assim a obra de Valter Hugo Mãe,com várias histórias paralelas, inicialmente independentes, mas que aos poucos se entrelaçam.  Um pescador de quarenta anos, Crisóstomo, que carrega no peito da dor de não ser pai. Desesperado e decidido a encontrar um filho para lhe acompanhar ao longo da sua trajetória, ele adota Camilo, um rapaz de 14 anos, filho de uma anã e de prováveis 15 homens. 

A sensação de vazio diminui e ele passa a viver melhor, porém, um tempo depois ele sente vontade de conhecer um novo sentimento: o amor. É nesse momento que novos personagens começam a aparecer na trama, entre eles, Isaura, uma mulher que cedeu aos prazeres da carne muito nova e passou a vida suportando o peso da sua escolha. 

Antonio, conhecido em toda aldeia como "homem maricas" e Matilde, a mulher que carrega a culpa pelos erros cometidos com o filho que ela tem medo de aceitar, para estar de acordo com os preceitos sociais.

Apesar de terem vivências diferentes e vidas completamente opostas, todos estão unidos pela mesma sensação: a incompletude. Essa sensação, que causa angústia, dor e solidão, acaba sendo a responsável por uma aproximação entre eles, o que revela novas possibilidades, novas chances de viver e de encontrar, mesmo que discretamente, a   “felicidade”.

“O Crisóstomo explicava que o amor era uma atitude. Uma predisposição natural para se ser a favor de outrem. É isso o amor. Uma predisposição natural para se favorecer alguém. Ser, sem sequer se pensar, por outra pessoa."

Com uma narrativa poética, reflexiva e emocionante, esse é um livro sobre os seres humanos, as suas imperfeições, medos, dores e anseios. Um livro que discorre com muita sinceridade sobre a capacidade de amar, de perdoar, de sonhar, de ser e de renascer.

O interessante é que o autor nos coloca diante de personagens incompletos, que mesmo marcados por dores incuráveis, não conseguem deixar de lado os preconceitos sociais. Com posicionamentos e presos a   valores morais retrógrados, todos eles precisam (re)descobrir uma nova forma de “crescer”.

"A solidão podia transformar os homens em seres quase de fantasia por lhes mexer na cabeça e obrigar o coração a legitimar como verdadeira a mais pura ilusão."

Mergulhar nessa história demanda coragem e sensibilidade, ousadia e paixão...Demanda descobrir que somos filhos de mil homens e mil mulheres...





Obra: O Filho de Mil Homens 
Autor: Valter Hugo Mãe
Editora: Biblioteca Azul
Preço: R$ 35,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário