Páginas

quinta-feira, 19 de julho de 2012

LIVRO ENVOLVENTE - A CASA DAS ORQUÍDEAS - LUCINDA RILEY


A Casa das Orquídeas – Lucinda Riley


Quando criança, a pianista Júlia Forrester passava boa parte de seu tempo contemplando as flores que eram carinhosamente cultivadas por seu avô na estufa da propriedade de Wharton Park.
Anos mais tarde, depois de uma tragédia, o destino faz com que Júlia retorne à propriedade, agora herdada por Kit Crawford, um homem carismático, sozinho e que também tem motivos para lamentações. A relação deles se estreita depois que um velho diário é encontrado e com ele muitos segredos de outras gerações vêm à tona, despertando sentimentos e histórias esquecidas.
A primeira coisa que me veio quando o livro chegou foi susto. Afinal, 560 páginas não são para qualquer um. Mas Lucinda consegue aconchegar o leitor, deixando a leitura fluída e muito prazerosa.
O enredo é apresentado em dois períodos de tempo: entre a Segunda Guerra Mundial, onde conhecemos o casal Olívia e Harry Crawford; e no presente, onde conhecemos Júlia. Apesar de tratar da guerra, não há sensacionalismo.
A narrativa, tanto do passado, quanto do presente, é em terceira pessoa; contudo, há cenas em que Júlia relata seus sonhos, o que permite o leitor conhecê-la gradualmente até que este saiba qual o real motivo de todo aquele sofrimento.
Os personagens, apesar de muitos, são bem demarcados e cativantes. O que me desagradou um pouco foram os diálogos, que por vezes me soaram falsos e caricatos.
Outro ponto que me deixou desgostoso foi que em dado momento da leitura a autora surpreende o leitor com uma cena que me pareceu fora de lógica – para não dizer “bizarra”. Há muitos segredos, que no meu ponto de vista comprometeram a verossimilhança da história. A sensação que tive foi a de que Riley “enfeitou” demais a trama; muitas coisas poderiam ter sido cortadas.
Contudo, a leitura de A Casa das Orquídeas foi prazerosa. Mesmos com as picuinhas que tive em determinados trechos, o livro me comoveu.

Nome original: Hothouse Flower
Autoria: Lucinda Riley
Tradução: Bárbara Menezes de A. Belamoglie
Editora: Novo Conceito
560 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário